106 prefeituras manifestam interesse em doação de veículos do DER 08/10/2021 - 19:49
Material que estava guardado sem uso voltará a ser aproveitado, apoiando municípios na execução de obras e serviços locais.
Cento e seis municípios registraram interesse em receber doação de equipamentos e veículos pesados realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) nesta quinta-feira (07). Ao todo foram 86 itens doados, como caminhões basculantes, motoniveladora, rolo compactador, escavadeira hidráulica, semirreboque, máquina de pintura e cavalo mecânico, entre outros, divididos em 31 lotes nas regionais do Departamento.
Como houve mais municípios interessados do que lotes disponíveis, foram realizados sorteios para decidir quem ganharia os equipamentos, de modo isento. Cada prefeitura pôde ficar com somente um lote para garantir que o maior número de pessoas possível seja beneficiado pela iniciativa.
Veja a participação por regionais:
Superintendência Regional Norte: nove lotes e 35 prefeituras participando
Superintendência Regional Noroeste: dois lotes e 22 prefeituras participando
Superintendência Regional Oeste: quatro lotes e 24 prefeituras participando
Superintendência Regional dos Campos Gerais: 12 lotes e 18 prefeituras participando
Superintendência Regional Leste: 4 lotes e 7 prefeituras participando
Somente na Superintendência Regional Leste um quinto lote disponível não registrou interesse de qualquer prefeitura, com seus três itens ficando disponíveis para doações futuras: uma motoniveladora, um rolo compactador e uma vibroacabadora.
SERVIÇOS - A medida visa garantir que os equipamentos e veículos sejam aproveitados na execução de serviços e obras pelos municípios, não mais ficando apenas estacionados e guardados em pátios e garagens. Agora estão em andamento os trâmites internos para formalizar as doações e retirada dos lotes.
O DER/PR mantém uma parceria com as administrações municipais também por meio de ações individuais de doação de equipamentos e veículos, bem como de material fresado resultante dos serviços de conservação de rodovias estaduais, que pode ser utilizado para reparos, reforços em vias não pavimentadas e, ainda, como componente em serviços de pavimentação.