Após chuvas e remanejamento de postes, duplicação em Campo Mourão ganha novo ritmo 26/03/2024 - 13:42

O investimento é de R$ 39 milhões e inclui vias marginais com duas faixas em cada lado da rodovia, interseções em nível entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão, e no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840, além de iluminação pública, sinalização viária, calçada para pedestres e ciclovia.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu a marca de 34,10% de execução da duplicação da PR-317 e PR-840 em Campo Mourão, na região Centro-Oeste.

As obras começam a partir do trecho já duplicado da PR-317 e seguem em linha reta até a rotatória com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, em uma extensão de 3,7 quilômetros. O investimento é de R$ 39.799.999,62, e inclui vias marginais com duas faixas em cada lado da rodovia, interseções em nível entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão, e no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840, além de iluminação pública, sinalização viária, calçada para pedestres e ciclovia.

A duplicação contará com duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, acostamento externo de 2,5 metros, sendo separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey. A pavimentação será executada com sub-base de macadame seco, base de brita graduada simples e faixa de rolamento em concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ).

Os trabalhos foram iniciados em abril passado, após os primeiros meses de contrato dedicados à elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia, pela preparação do terreno para execução das novas faixas de rolamento e vias marginais.

Os serviços de drenagem atingiram 70,52%, o que inclui bueiros de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água. A terraplenagem da plataforma das pistas passou dos 30% e os serviços de pavimento em si já atingiram 26%. A previsão é de concluir a obra no segundo semestre.

CHUVAS E PERÍMETRO URBANO – Como é típico de obras em perímetro urbano, há a necessidade de remoção e remanejamento de um grande volume de interferências, como postes da rede elétrica e encanamento das redes de água e esgoto. O serviço precisa ser realizado pelas concessionárias destes serviços, buscando evitar ao máximo o transtorno aos usuários, o que resulta em um período de execução mais longo. As chuvas frequentes nos últimos meses de 2023 também afetaram o andamento da obra.

 

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