Contrato de novo viaduto em Londrina é assinado pelo DER/PR 29/08/2022 - 13:29

Conhecida como Viaduto da PUC, obra consiste na elevação da BR-369 e execução de novas pistas na passagem inferior, duas rotatórias, alças de acesso e calçadas.

O contrato para a execução do viaduto na BR-369, em Londrina, conhecido como Viaduto da PUC, foi assinado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) no início do mês, com emissão de ordem de serviço autorizando os trabalhos a partir de 10 de agosto.

O investimento será de R$ 28.000.000,00 e o prazo para conclusão é em novembro de 2023. Neste período inicial, os primeiros meses são para a elaboração do projeto do viaduto, que irá fazer ligação entre a Avenida Jockei Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias, sem interferir no tráfego de veículos da BR-369. Os serviços no trecho devem iniciar em 2023.

O viaduto será importante para desafogar o trânsito na região onde fica localizada uma das maiores universidades de Londrina, além de fluir o tráfego com a Região Metropolitana. A rodovia federal faz a ligação de Londrina com Cambé, Arapongas, Apucarana e Maringá, por exemplo.

Atualmente, o acesso da BR-369 para as vias municipais é disciplinado com semáforos, o que resulta em congestionamento na região, principalmente nos horários de picos. A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia bem como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças terão 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.