Cooperação entre Governo e prefeitura vai construir nova ponte em Cianorte 18/06/2024 - 08:56

Estrutura será sobre o Ribeirão Cristalino, na Estrada Quilombo, e vai beneficiar cerca de 300 famílias cianortenses. Município está encarregado dos serviços de infraestrutura e mesoestrutura da ponte, enquanto a Secretaria de Infraestrutura e Logística vai fornecer peças pré-moldadas.

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) celebrou uma cooperação com o município de Cianorte, na região Noroeste, para construir uma nova ponte municipal sobre o Ribeirão Cristalino, na Estrada Quilombo.

A prefeitura ficou encarregada dos serviços de infraestrutura e mesoestrutura da ponte, enquanto a SEIL vai fornecer peças pré-moldadas da superestrutura: 13 vigas com 12,5 metros de comprimento cada e 144 placas de 100 cm por 50 cm para a laje. O prazo de execução desta cooperação é de 270 dias corridos.

A estrutura vai beneficiar cerca de 300 famílias cianortenses, substituindo uma ponte existente no local, que chegou a ser interditada devido a avarias.

“Esta nova ponte da parceria entre Cianorte e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai substituir uma estrutura antiga, construída nos anos 90 por proprietários locais, com pista única. Ela atendeu a comunidade por um bom tempo, mas agora o poder público municipal e estadual vão construir uma ponte muito maior, com duas faixas, e também mais alta, para evitar alagamentos, beneficiando ainda mais os habitantes de Cianorte”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. A nova ponte terá 21,06 metros de comprimento e 8,12 metros de largura.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) gerencia a fábrica de vigas onde são produzidas as peças pré-moldadas, e vai acompanhar a execução da obra.

CIANORTE – A população estimada de Cianorte é de 84.980 habitantes, incluindo a sede e os distritos de São Lourenço e Vidigal. Seu território faz limite com Tuneiras do Oeste, Tapejara, Indianópolis, São Tomé, Jussara e Araruna.

Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a principal fonte de renda do município é a indústria, com destaque para o setor têxtil e de produtos alimentícios/bebida.

 

GALERIA DE IMAGENS