DER/PR apresenta projetos de duplicação em concreto entre Pitanga e Guarapuava 07/05/2024 - 11:51
Além de uma nova pista em concreto, a atual será feita utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é restaurado e aproveitado como base para as placas do novo pavimento rígido de concreto. Cidadãos ainda podem tirar dúvidas e fazer sugestões sobre obras apresentadas.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu uma audiência pública online sobre a obra de duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga, no Centro, e Guarapuava, no Centro-Sul. A audiência foi transmitida pela plataforma YouTube e está disponível para quem não pôde acompanhar ao vivo neste link.
Além de uma nova pista em concreto, o pavimento da pista atual será restaurado utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é restaurado e aproveitado como base para as placas do novo pavimento rígido de concreto. Com a duplicação, as pistas serão separadas por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey nos perímetros urbanos.
A audiência ocorreu na última sexta-feira (3). Ao todo, foram apresentadas as obras ao longo de um trecho de 71 quilômetros, com projetos divididos em quatro lotes, que preveem as seguintes melhorias, além da duplicação e restauração:
Lote 01 – De Pitanga ao acesso para Santa Maria do Oeste
Inclui também cerca de 1 quilômetro da PR-460 em Pitanga. No município estão previstos viadutos nos entroncamentos com a PR-239 e com a Avenida Universitária, além de pista lateral ligando os dois, com extensão de 1,8 quilômetro, e uma passarela para pedestres. Também será implantado um viaduto no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste
Lote 02 – Do acesso para Santa Maria do Oeste a Boa Ventura de São Roque
Prevê a implantação de cinco retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, além da duplicação da ponte sobre o Rio Carazinho.
Lote 03 – Do acesso para Boa Ventura de São Roque a Turvo
Prevê a implantação de três retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, e duplicação da ponte sobre o Rio Bonito.
Lote 04 – De Turvo a Palmeirinha (distrito de Guarapuava)
Prevê a implantação de um viaduto em Turvo e outro em Palmeirinha, além da duplicação da ponte sobre o Rio Turvo.
QUESTIONAMENTOS – Interessados que não puderam acompanhar a audiência pública ao vivo e registrar seu questionamento ou contribuição podem assistir à gravação do evento e encaminhar sua manifestação via e-protocolo, no e-mail protocolo@der.pr.gov.br, ou pelo aplicativo WhatsApp no número (41) 9-9283-1480, pelo prazo de cinco dias úteis, até sexta-feira (10).
Todas as participações serão respondidas diretamente ao demandante e também coletadas e publicadas no portal do DER/PR, onde também está disponível o material de apoio sobre o projeto. Depois de encerrado esse processo será publicado o edital para contratação da empresa ou consórcio responsável pela obra.
BID – A elaboração dos projetos de duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Guarapuava está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Confira maquetes digitais da obra:
Maquete digital da duplicação da PRC-466 entre Pitanga e Turvo
Maquete digital da duplicação da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha
PALMEIRINHA – O DER/PR ainda conta com outra iniciativa em andamento para este trecho, a duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros.
O edital da obra já foi publicado, prevendo uma nova pista em concreto e restauração da pista existente pela técnica whitetopping, e três retornos em nível. O investimento somente nessa iniciativa é de R$ 120.204.414,30, com sessão de disputa agendada para este mês.