DER/PR está concluindo reforma de ponte rodoviária em Salto do Itararé, no Norte Pioneiro 25/07/2024 - 08:53

A estrutura fica na saída do município para Alemoa, distrito de Siqueira Campos, e também é parte da ligação rodoviária com Carlópolis. Estão sendo realizados os serviços de limpeza da ponte, substituição do antigo guarda-corpos por mureta de proteção em concreto, instalação de pingadeiras e a recomposição de drenos.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), deve finalizar agora em agosto a reforma da ponte sobre o Ribeirão Patrimônio na PR-151 em Salto do Itararé, na região do Norte Pioneiro. A estrutura fica na saída do município para Alemoa, distrito de Siqueira Campos, e também é parte da ligação rodoviária com Carlópolis.

Estão sendo realizados os serviços de limpeza da ponte, substituição do antigo guarda-corpos por mureta de proteção em concreto, instalação de pingadeiras e a recomposição de drenos. Nas cabeceiras estão sendo implantadas sarjetas de concreto e meio-fio, descidas d’água e dissipadores de energia, todos dispositivos para conduzir a água das chuvas até o ribeirão, protegendo os aterros dos acessos contra erosão.

A ponte tem 22 metros de comprimento e largura de 5 metros, sendo de faixa única e fazendo ligação com trecho não-pavimentado da PR-151, mas a estrutura em si conta com pavimentação asfáltica sobre o tabuleiro.

Esta obra está contemplada em um contrato de manutenção de oito obras de arte especiais (OAEs) em rodovias administradas pelo Escritório Regional Norte Pioneiro da Superintendência Regional Norte do DER/PR, um investimento de R$ 7,6 milhões. Somente na ponte sobre o Ribeirão Patrimônio o investimento é de cerca de R$ 175 mil.

OBRAS – As obras deste contrato serão realizadas em sete pontes e uma galeria, beneficiando os municípios de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Salto do Itararé, Ribeirão Claro, Carlópolis, Santa Mariana e Itambaracá.

Confira as oito OAEs que serão atendidas:

Ponte Ribeirão Patrimônio na PR-151, em Salto do Itararé
Ponte Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina
Ponte Rio Bela Vista na PR-431, em Jacarezinho
Ponte Rio Ouro Grande na PR-431, em Jacarezinho
Ponte Rio Anhumas na PR-431, em Ribeirão Claro
Ponte Rio Itararé (Represa de Chavantes) na PR-218, em Carlópolis
Ponte Ribeirão Panema na PR-518, em Santa Mariana
Galeria no km 113,17 da PR-436, em Itambaracá

A localização de cada uma pode ser verificada neste mapa, na aba CP 200/2022.