DER/PR licita conservação de estrada rural entre Clevelândia e Mangueirinha 07/06/2024 - 09:27
Orçamento estimado é de R$ 11.167.420,16 para atender 27,04 quilômetros de via não-pavimentada. A rodovia é utilizada para escoamento de produção agrícola e agropecuária de moradores de áreas lindeiras.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando os serviços de conservação da PR-459 entre Clevelândia e Mangueirinha, na região Sudoeste. O orçamento estimado é de R$ 11.167.420,16 para atender 27,04 quilômetros de via não-pavimentada, pelo prazo de 730 dias (dois anos).
O edital utiliza a modalidade pregão eletrônico, em que participantes disputam com propostas de preços cada vez menores, utilizando o portal de compras do governo federal, o Compras.gov.br, até um ser definido como o melhor classificado. A sessão de disputa está marcada para 18 de junho, e será conduzida pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR.
Estão previstos principalmente os serviços de escarificação, conformação, compactação e regularização do subleito da pista, e também melhorias no sistema de drenagem de águas, como a abertura de valas laterais, caixas de retenção e saídas d’águas, e a limpeza e desobstrução de bueiros simples de concreto conforme, a necessidade.
A rodovia é utilizada para escoamento de produção agrícola e agropecuária de moradores de áreas lindeiras, bem como para o seu deslocamento até Clevelândia, município mais próximo, além de fazer ligação com o trecho pavimentado da PR-459, que segue até Mangueirinha, e entroncamento com a PR-449, que vai até Palmas.
Do trecho não-pavimentado da PR-459, 15,93 quilômetros estão no território de Clevelândia e 11,11 quilômetros no território de Mangueirinha.
Atualmente o trecho é mantido por equipe de administração direta do Escritório Regional Vale do Chopim do DER/PR, com sede em Pato Branco, mas com os altos custos de manutenção dos equipamentos e necessidade de grande volume de intervenções, a contratação proporcionará melhor custo-benefício dos recursos públicos.