DER/PR realiza obra de sinalização em rotatória do Contorno Norte de Curitiba 01/09/2022 - 17:08

Trecho da PR-418, que liga Curitiba com Almirante Tamandaré, recebe melhorias por meio do PROSEG PARANÁ, programa de segurança viária.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está realizando melhorias na rotatória entre o Contorno Norte de Curitiba (PR-418) e a Rua das Amoreiras, em Almirante Tamandaré, no km 12 da rodovia. O local, conhecido como Trevo das Amoreiras, conta com um intenso tráfego de veículos diariamente.

Estão sendo executados serviços no trecho para adequar a sinalização e aumentar a segurança da via, principalmente nas conversões da rotatória. Elas incluem pintura de novas faixas e implantação de balizadores no eixo da pista para impedir a conversão à esquerda, já que este tipo de manobra aumenta o risco de colisões no local, além de novas placas reforçando as orientações aos condutores.

As obras integram o Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais (PROSEG PARANÁ), que visa aumentar a segurança na malha rodoviária estadual. Este trecho da PR-418 pertence ao lote 01, que contempla 877,44 km de rodovias da Superintendência Regional Leste do DER/PR, que inclui a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. O investimento somente neste lote é de R$ 49.977.283,35.

Outros segmentos da PR-418 irão receber melhorias pontuais nos próximos meses, já que a vigência do contrato é até novembro de 2024, reforçando a sinalização e dispositivos de segurança já existentes na rodovia.

O PROSEG PARANÁ contempla a execução de sinalização horizontal e de sinalização vertical, instalação de dispositivos de segurança, além da manutenção e reposição no caso de vandalismo, furtos ou danos ao patrimônio público. O investimento total é de R$ 412.202.235,02 para atender 9.965,43 quilômetros de rodovias do estado.

Confira os oito lotes do programa:

Lote 1: 877,44 km da Malha Rodoviária Regional Leste
Lote 2: 1.555,61 km da Malha Rodoviária Regional Campos Gerais
Lote 3: 1.099,60 km da Malha Rodoviária Regional Norte
Lote 4: 1.065,46 km da Malha Rodoviária Regional Norte
Lote 5: 1.519,14 km da Malha Rodoviária Regional Noroeste
Lote 6: 1.590,46 km da Malha Rodoviária Regional Noroeste
Lote 7: 1.072,31 km da Malha Rodoviária Regional Oeste
Lote 8: 1.185,41 km da Malha Rodoviária Regional Oeste

RETORNO – Com a sinalização e dispositivos impedindo a conversão à esquerda, uma das principais causas de acidentes na interseção, usuários que desejam cruzar a via para acessar os bairros devem realizar o movimento de maneira segura, saindo do contorno pela Rua das Amoreiras à direita do trevo no sentido da pista em que estiver, e seguir pelas vias municipais até o viaduto da Rua Wadislau Bugalski, que cruza a rodovia.