DER/PR vai instalar nova sinalização educativa no Parque Nacional Ilha Grande 04/06/2024 - 19:49
O edital prevê o fornecimento e instalação de 24 placas e painéis, alertando quanto à presença de animais silvestres, bem como exibindo mensagens de conscientização ecológica, ilustradas com exemplares da fauna brasileira.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta terça-feira (04) a sessão de disputa de edital para instalar novas placas viárias e painéis de orientação e conscientização na BR-487, no trecho dentro do Parque Nacional Ilha Grande e seu acesso, em Alto Paraíso, região Noroeste.
Onze empresas participaram da sessão, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.br. A melhor classificada foi a Obra de Deus Comércio e Serviços Ltda., com proposta de R$ 124 mil. Ela tem agora um dia útil para encaminhar uma planilha de preços atualizada para análise de pregoeira do DER/PR.
O edital prevê o fornecimento e instalação de 24 placas e painéis, alertando quanto à presença de animais silvestres, bem como exibindo mensagens de conscientização ecológica, ilustradas com exemplares da fauna brasileira.
A sinalização rodoviária desempenha um papel crucial na mitigação de atropelamentos de animais, informando e alertando os motoristas sobre a presença de fauna e de áreas de risco, além da importância de reduzir a velocidade e dirigir com cuidado.
As placas serão confeccionadas em alumínio, sendo duas lâminas com núcleo de polietileno de baixa densidade, com os sinais impressos digitalmente em películas retrorrefletivas, ou seja, que refletem a luz de volta para sua origem.
Já os suportes ecológicos das placas serão peças maciças de polietileno de alta densidade (PEAD) reciclado, de característica colapsível, que se quebram com facilidade em caso de impacto por veículo, evitando causar mais danos ao condutor e/ou passageiros.
Após finalizada o processo licitatório e formalizada a contratação, a vigência para execução dos serviços será de 120 dias.
A rodovia BR-487 é federal e administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) quanto à conservação do pavimento e outras melhorias, mas esta iniciativa de sinalização educativa é uma condicionante estabelecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando da emissão de licença ambiental do trecho, em nome do DER/PR, cabendo ao órgão estadual dar continuidade ao atendimento deste licenciamento.