Diretor-geral abre ciclo de palestras “Conversa com o DER” 09/10/2020 - 14:46

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, apresentou nesta quarta-feira (07), em transmissão pela internet, um panorama do departamento, obras em execução e em planejamento, e perspectivas para uma nova estrutura organizacional.

Furiatti falou sobre algumas das principais obras sendo executadas pelo DER/PR atualmente, entre elas a duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, e a duplicação da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo, com o edital de duplicação de mais um trecho desta rodovia lançado na semana passada, de Doutor Camargo ao Rio Ivaí.

Teve destaque a obra da nova ponte internacional Brasil – Paraguai, uma parceria que conta com investimento de quase meio bilhão de reais da Itaipu Binacional. A iniciativa está sendo bem-sucedida e vai resultar em mais parcerias semelhantes, como a futura duplicação da Rodovia das Cataratas.

O DER/PR também publicou e está concluindo de maneira bem-sucedida sua primeira licitação na modalidade Regime de Contratação Diferenciada Integrado (RDCi), em que a elaboração do projeto executivo e a execução da obra serão realizados dentro de um mesmo contrato, neste caso, o Viaduto da Bratislava, em Cambé.

Entre os projetos, uma das principais iniciativas é a restauração e ampliação de capacidade de rodovias do eixo central do estado, nos trechos Pitanga – Mauá da Serra e Pitanga – Campo Mourão, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com edital sendo lançado em breve. Vários outros projetos estão sendo licitados ou elaborados, entre eles a primeira restauração de pavimento com pavimento de concreto, técnica conhecida como “whitetopping”, na PRC-280, de Palmas até o entroncamento com a BR-153.

O diretor-geral também falou sobre os acordos de leniência entre o Ministério Público Federal e as concessionárias de pedágio. O trabalho do DER/PR, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e o próprio MPF, resultou em obras que não estavam previstas nos contratos originais de concessão, e que atualmente são essenciais para preservar vidas e garantir o desenvolvimento econômico dos municípios beneficiados. Uma das principais será a adequação do Trevo Cataratas, em Cascavel, iniciativa de mais de R$ 80 milhões.

Furiatti elogiou o trabalho sendo realizado nos programas de conservação rodoviária do DER/PR, que praticamente zerou as reclamações de usuários e prefeituras. Já estão sendo estudadas as próximas etapas dos programas, que devem rever a questão de rodovias que necessitam de restauração sendo incluídas em lotes de conservação. Destacou ainda a importância de realizar as melhorias de acordo com as prioridades estabelecidas pelas superintendências e escritórios regionais do DER/PR.

“Estamos avançando para um Paraná em Obras, com o maior investimento em infraestrutura da história do Paraná, e o DER está no meio disso, com a competência e expertise de seus servidores e colaboradores. Queremos que este seja um novo DER, com novos pensamentos, trazendo resultados e inovação, servindo de referência em obras rodoviárias para todo o Brasil”, afirma Furiatti.

A live concluiu com uma fala do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Vamos valorizar nossas conquistas, divulgar os resultados do trabalho do DER. Quero que todos os funcionários tenham orgulho do órgão em que trabalham e de tudo que realizam. Essa é também uma preocupação do governador Ratinho Júnior, que acompanha o que está sendo feito em nossas estradas e sempre pergunta sobre como estão os funcionários, quem trabalhou em determinada obra. Agradeço aos servidores pelo seu papel no resgate da credibilidade do DER”, disse.

Novas palestras devem ser realizadas futuramente, com apresentações do corpo diretivo do DER/PR e seus superintendentes.

PEDÁGIO – Quanto ao encerramento das atuais concessões de pedágio, o foco está em garantir que ele aconteça de modo tranquilo, transparente, com todas as questões definidas. Para garantir isso o DER/PR licitou a contratação de empresas para avaliar e auditar a situação dos pavimentos, sinalização, obras de arte especiais e patrimônio, e uma empresa para gerenciar todos estes trabalhos, com supervisão do departamento.

Quanto às novas concessões, o programa está sendo desenvolvido pelo governo federal, com participação do DER/PR, e ainda será apresentado em audiências públicas para toda a comunidade. Atualmente está sendo buscado um equilíbrio entre tarifas baixas e volume de obras. A previsão é que o leilão dos novos lotes comece com tarifas já 20% menores, e a disputa entre as empresas resulte em descontos ainda maiores.

ESTRUTURA – Está sendo concluído o planejamento para a nova estrutura organizacional do DER/PR, visando otimizar o aproveitamento dos profissionais do departamento, e levando em consideração a realidade da autarquia, com todas as mudanças que passou desde sua criação, em 1946.

Confira a apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=RIxaxUxnbDM