Edital de anteprojeto de ampliação de rodovia em Vitorino atrai seis interessadas 28/03/2025 - 15:53
Sessão de abertura de propostas foi realizada nesta sexta-feira. Além de terceiras faixas e acostamentos na PRC-158, anteprojeto prevê restauração de 13,13 km de pavimento.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu nesta sexta-feira (28) a sessão de abertura de propostas da contratação do anteprojeto de ampliação e restauração da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, no Sudoeste.
Seis empresas apresentaram suas propostas de preços e propostas técnicas, que agora serão analisadas por comissão de contratação do DER/PR, com divulgação das notas de cada uma prevista para o dia 25 de abril.
O anteprojeto deverá propor soluções para restauração total do pavimento existente deste trecho de 13,13 quilômetros da PRC-158, bem como contemplar a implantação de acostamentos, terceiras faixas em segmentos críticos, readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino e implantação de interseção no acesso para a Comunidade São Braz.
Também deverão ser propostas soluções para melhoria do sistema de drenagem, sinalização, iluminação no trecho urbano, adequação dos acessos regulamentados, correção da geometria de curvas perigosas, entre outros.
O prazo de elaboração é de 11 meses, após concluída a licitação e assinado o contrato. As atividades vão começar por estudos de segurança de trânsito e de traçado, na fase preliminar, seguido por diagnóstico ambiental, estudos de interferências, contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos topográficos, ensaios e levantamentos de campo, estudos de tráfego, sondagens geotécnicas, estudos topográficos, estudos hidrológicos, estudos de capacidade, ensaios geotécnicos, estudos geotécnicos, estudos de avaliação funcional e estrutural do pavimento existente, na fase de levantamentos e estudos.
Na fase de concepção serão elaborados o plano funcional, projeto geométrico, projeto de interseções e a primeira parte do estudo ambiental, e na fase de desenvolvimento são feitos os demais projetos da obra, como o de pavimentação, de drenagem, de restauração, entre outros, e também a segunda parte do estudo ambiental.
Após concluído e aprovado pelo DER/PR, o anteprojeto será utilizado como base para a futura contratação da obra em si.