Em audiência pública, DER/PR detalha contratação para travessia do ferry-boat de Guaratuba 10/02/2023 - 10:14

Perspectiva é lançar novo edital ainda este mês, para fechar contratação até julho, antes do término do atual contrato. Nova concessão terá prazo de três anos, o mesmo da construção da Ponte de Guaratuba.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou na noite desta quinta-feira (9) a audiência pública em Guaratuba para debater o novo contrato para operação do ferry-boat de ligação com Matinhos. Atualmente, a travessia está operando através de um contrato emergencial com a empresa Internacional Marítima, com prazo de término para agosto deste ano.

“Não é uma contratação simples, considerando que tivemos problemas com a última empresa, anteriormente ao contrato emergencial. Tivemos um aprendizado ao longo desses anos, tanto que fizemos uma grande reforma nas embarcações, nos flutuantes e nas pontes. Viemos coletar sugestões da sociedade civil, das autoridades públicas, e dos usuários da travessia”, explicou o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.

Somente em 2022, o Governo do Paraná investiu R$ 80.393.485,32 no ferry-boat de Guaratuba-Matinhos. Foram R$ 36 milhões destinados para a reforma de três ferry-boats e quatro atracadouros, com objetivo de garantir maior segurança e uma travessia mais rápida aos usuários.

Na audiência, foram apresentadas à população as premissas da nova contratação, entre elas os estudos ambiental, jurídico, operacional, de tráfego e a modelagem econômica.

Como é previsto pela lei estadual 15.749/2007, todos os veículos emplacados e pertencentes a proprietários residentes no município de Guaratuba terão isenção da tarifa.

Já o valor da nova taxa ainda não está definido, mas o diretor-geral do DER/PR destaca que ela não deve sofrer grandes alterações. “A nossa expectativa é que a tarifa não mude muito através dos estudos que foram realizados. A tarifa atual, que é de R$ 8,90, é uma referência para nós”, garante.

Após a realização da audiência pública, as dúvidas e sugestões serão analisadas para inclusão no termo de referência.

O diretor de Operações do DER/PR, Rui Assad, afirma que os prazos dos trâmites serão cumpridos com rigor. “O edital para nova contratação deve ser publicado até o fim de fevereiro, para que no máximo até julho o contrato seja assinado. A modalidade de licitação já está definida e agora a equipe técnica vai analisar as sugestões“, detalha. Devido ao escopo do edital, é possível que ele seja publicado em março, mas sem prejuízo para para a programação do DER/PR.

A licitação ocorrerá pela modalidade de concorrência pública em lote único. Neste modelo, são analisadas as propostas mais vantajosas para administração pública, com análise rigorosa dos documentos de habilitação das participantes pela comissão de julgamento do DER/PR, para que então seja declarada a vencedora.

PONTE DE GUARATUBA – O novo contrato do ferry-boat terá duração de três anos, previsto para ser encerrado juntamente com a entrega da obra da Ponte de Guaratuba. “Essa é uma das premissas para que a gente possa suprir essa lacuna até a entrega da ponte. Nesse período, o governo estadual vai fazer o aporte de recursos. Depois da Ponte de Guaratuba, a travessia do ferry-boat deve passar por nova licitação porque será outra realidade”, esclarece Alexandre Castro Fernandes.

O prefeito do município, Roberto Justus, ressalta a importância do prazo de duração do novo contrato ser de três anos. “A concessão da travessia não pode de maneira nenhuma ser um impeditivo para o início das obras da Ponte de Guaratuba. Temos a confiança que a ponte será entregue no prazo definido. Por isso, o contrato não pode ser procrastinatório”, afirmou.

O projeto da construção da Ponte de Guaratuba, cujo contrato já foi assinado, está na fase atual de licenciamento ambiental. O objetivo é conectar Guaratuba a Matinhos com uma ponte de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros.

 

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