Estado inicia obras de pavimentação de 26 quilômetros entre Ramilândia e Santa Helena 27/06/2024 - 16:32
O investimento é de R$ 20.075.135,20, prevendo ainda a implantação de dispositivos de drenagem de água, sinalização horizontal e vertical, e serviços complementares. O prazo de execução é de 630 dias.
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está iniciando as obras de pavimentação de uma estrada ligando Ramilândia a São Roque, distrito de Santa Helena, na região Oeste. Serão 26,23 quilômetros de pista com duas faixas de rolamento, cruzando também o território de Diamante D’Oeste e de Missal.
O investimento é de R$ 20.075.135,20, prevendo ainda a implantação de dispositivos de drenagem de água, sinalização horizontal e vertical, e serviços complementares. O prazo de execução é de 630 dias.
A obra é resultado da parceria do Governo do Paraná com a Itaipu Binacional, sendo realizada com recursos da hidrelétrica e com os serviços administrados pelo DER/PR. Após a sua conclusão, ela será mantida pelas prefeituras municipais.
“A construção de um sonho, a pavimentação da estrada que liga Ramilândia a São Roque, em Santa Helena, mas que atinge toda a região Oeste", disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em evento de lançamento dos serviços da obra, nesta quarta-feira (26) em Ramilândia.
Nesta etapa usuários encontrarão o maquinário fazendo a limpeza da camada vegetal no trecho, que será seguida pela terraplenagem para executar a plataforma da estrada. Ao longo da duração da obra estará disponível sinalização provisória para alertar e orientar os condutores, que devem seguir com cautela redobrada.
A estrada atual conta com segmentos em calçamento, em cascalho, em leito natural e asfaltados. Atualmente ela é utilizada por moradores lindeiros e para o transporte da produção agrícola local, mas após a pavimentação também será uma alternativa para o tráfego entre municípios da região sem utilizar a BR-277.
A obra foi licitada na modalidade contratação integrada, que prevê a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, e na sequência a execução dos serviços, dentro de um mesmo contrato. Ela teve como base um anteprojeto, doado ao DER/PR pela Lar Cooperativa Agroindustrial.