Governo inicia a pavimentação asfáltica entre Pitanga e Mato Rico, na região central do Paraná 24/09/2018 - 16:50

A pavimentação asfáltica da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, na região central, é a segunda obra iniciada dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra foi lançada sábado (22.09), em Pitanga.

“A região central do Paraná ficou muito tempo esquecida. Agora estamos recuperando a história desta região, tão importante para o Estado. Estamos fazendo a ligação de Pitanga a Mato Rico, uma das últimas cidades paranaenses sem ligação asfáltica”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion.

O prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes dos Santos, denominou de rodovia da esperança. “Será redenção de toda uma região que espera há tempo para ter uma ligação de qualidade com o Paraná e outros estados, pois muitos produtores têm interesses em Mato Grosso, e isso vai se tornar mais fácil”.

“São mais de 30 anos de espera por essa obra, não só pelos moradores das sedes dos dois municípios, mas para muitas comunidades na região”, afirmou o prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa.

VIDA DIFÍCIL - Para se ter uma ideia da importância desta obra, os estudantes de Mato Rico que buscam cursar a faculdade, ou vão para grandes centros ou padecem para estudar nas instituições da região. Pela estrada de terra de 43,1 quilômetros, a viagem de Mato Rico até Pitanga leva cerca de três horas.

O advogado e empresário Demiersion Zimermann, morador de Pitanga, conta que ao se formar, no ano passado, tinha um colega no curso de Direito que tinha as faltas “abonadas” em dias de chuva. Os professores sabiam que se chovesse não tinha ônibus e nem carro pequeno que ande naquela estrada.

O próprio prefeito Marcel dos Santos confirma, e diz que se quiser acessar outras regiões nesses dias, só dando a volta por Roncador – cujo trecho sem pavimentação é menor, e depois vai a Iretama para seguir pelo asfalto até Pitanga.

Tatiane Heuko, que acompanhou o lançamento da obra, diz que mora há muito tempo em Pitanga, mas nunca foi a Mato Rico porque sempre lhe disseram que o acesso era terrível. “E é”, concluiu.

A OBRA - Os trabalhos foram iniciados no entroncamento da PR-239 com a PR-466, no trevo principal de acesso a Pitanga. As equipes trabalham na limpeza do trecho. Após essa etapa, começam os serviços de terraplanagem. O prazo para conclusão é de dois anos.

O valor de referência orçado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para pavimentação era de R$ 133,5 milhões, mas o consórcio vencedor (Compasa-Gaissler-Via Venetto) vai realizar os serviços por R$ 89,4 milhões, um desconto de 33%.

Essa diferença poderá ser usada no asfaltamento de um segundo trecho, entre Mato Rico e Roncador. “Estamos empenhados com toda a equipe da Secretaria da Infraestrutura e Logística e do BID para definir a documentação e estender a chamada ´Rodovia da Esperança´ para a cidade de Roncador”, ressaltou o secretário Lupion. “Isso é extremamente importante, nós vamos integrar a região toda”.

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Iniciada obra de marginais de acesso ao parque industrial

Também no sábado (22), o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, e o diretor-geral do DER-PR, Paulo Tadeu Dziedricki, vistoriaram o início da obra para implantação do acesso estadual às indústrias de Pitanga. Serão construídas marginais em um trecho de 4,2 quilômetros da PR-466, perto do posto da Polícia Rodoviária Estadual.

Com investimento de R$ 12,4 milhões, o projeto prevê pistas paralelas à rodovia em ambos os sentidos, totalizando 8,4 quilômetros de extensão. Para aumentar a segurança de motoristas e pedestres, estão previstos ajustes nas duas interseções existentes (para entrada e saída das marginais) e a construção de uma rótula vazada na região do distrito industrial.

A obra iniciou no dia 10 de setembro e está na fase de limpeza do trecho. Na sequência, começa a terraplanagem. Os trabalhos terão duração de 24 meses.