Implantação de terceiras faixas chega à metade da conclusão na PR-092, nos Campos Gerais 29/08/2022 - 13:24

Ao todo, 16 segmentos de terceiras faixas serão executados entre Jaguariaíva e Santos Antônio da Platina.

 

Metade das obras para implantação de terceiras faixas realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), na PR-092, entre Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, já foram concluídas.

Os oito primeiros segmentos, que atendem os municípios de Jaguariaíva, Arapoti e Wenceslau Braz estão finalizados. Agora, está em andamento a implementação dos outros oito trechos, entre Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Quatiguá, Joaquim Távora e Santo Antônio da Platina.

Ao todo, as obras resultam em um total de 15,44 quilômetros para melhorar o fluxo e trazer mais segurança aos motoristas. A rodovia atende o polo madeireiro e agropecuário, de grande importância para o estado do Paraná.

A previsão de conclusão é até o final deste ano, com investimento de R$ 40.863.847,00. A obra integra o Programa de Revitalização da Segurança Viária do DER/PR, que promove melhorias semelhantes em outras rodovias do estado.

As terceiras faixas na PR-092 estão sendo executadas em trechos considerados críticos, onde são registrados mais acidentes por ultrapassagens, além de depressões na superfície da pavimentação causadas pela aceleração e frenagem dos veículos em locais com rampas ascendentes.

Além disso, outros aspectos da pista serão melhorados na sinalização, com placas, faixas, tachões, defensas metálicas, atenuadores de impacto, faixa em alto relevo e melhorias de delineamento de curvas.

Programa de Revitalização da Segurança Viária

O Programa de Revitalização da Segurança Viária do DER/PR está realizando obras similares em outras duas rodovias. Na PRC-280, de Palmas a Marmeleiro e em União da Vitória, com investimento de R$ 26,8 milhões. Já na PR-323, entre Doutor Camargo e Iporã, o investimento é de R$ 59,3 milhões.

No total, R$ 127 milhões são destinados ao programa, que conta com recursos do financiamento de R$ 1,6 bilhão do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a iniciativa Avança Paraná, e também com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, para as obras na PRC-280.

 

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