Obras na PR-445 exigem cautela de usuários na região Norte 23/08/2022 - 12:10

Duplicação da rodovia tem início nesta semana, e prossegue até final do ano que vem, com presença de maquinário e funcionários no trecho entre Mauá da Serra e Lerroville.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) alerta aos condutores da PR-445, no trecho entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, na região Norte, que iniciaram hoje (23) os primeiros serviços da obra de duplicação da rodovia, na altura do km 7.

Devido à presença de maquinário e funcionários no trecho, é necessário prestar atenção redobrada ao trânsito, obedecendo a sinalização provisória disponível.

Neste primeiro momento serão executados os serviços de limpeza de camada vegetal próxima à rodovia, onde será implantada a nova pista, bem como levantamentos topográficos. As frentes de trabalhos irão atuar próximo a Mauá da Serra e a Lerroville, simultaneamente, nos próximos meses.

OBRA - A duplicação terá extensão de 27,07 quilômetros, incluindo a restauração da pista existente da PR-445. Também será executado uma trincheira no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria da curva do km 21, considerada crítica.

A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 metros, separados da pista atual por um canteiro central de 7 a 9 metros de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho.

No local onde não será possível o canteiro central, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.

O investimento é de R$ 148.032.561,17, com previsão de término no final do ano que vem.