Palestras abordam gestão ambiental da construção da Ponte Brasil - Paraguai 21/05/2021 - 13:31

Programas ambientais buscam preservar a fauna e flora da região durante a execução das obras da ponte em Foz do Iguaçu. Palestras serão gratuitas e mensais, com certificação.

Estão abertas as inscrições para o ciclo de palestras online sobre a gestão ambiental da construção da nova ponte Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O ciclo Gestão e Educação Ambiental – Regulamentos e Cotidianos reúne como palestrantes técnicos que atuam na obra e da Secretaria do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu. A abertura do evento será feita por engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) que fiscalizam a execução da ponte.

O objetivo é apresentar os programas ambientais em andamento voltados para preservar a fauna e flora na região, bem como outras ações, como a pesquisa do patrimônio cultura e arqueológico local, durante a execução da ponte. Está prevista a realização de uma palestra por mês, iniciando na semana que vem, dia 26 de maio às 16h, com o tema Gestão Ambiental.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário, com prazo limite até 2 horas antes do início da palestra. Exclusivamente para os inscritos será enviado link para a plataforma de vídeo, e após sua conclusão, o certificado de participação.

A palestra também será transmitida ao vivo nas mídias sociais e ficará disponível para quem não puder acompanhar no momento de sua realização.

PROGRAMAÇÃO:
GESTÃO AMBIENTAL
- 26/05/2021
Juliana Roscoe - Gerente de Gestão Ambiental da obra da ponte

SUPERVISÃO AMBIENTAL - 30/06/2021
Valdir Alves – Supervisor Ambiental da obra da ponte

GESTÃO DE RESÍDUOS DE COLETA SELETIVA - 28/07/2021
Rosane Borba - Coord. Programa Municipal Gestão integrada

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL - 28/08/2021
Caroline Costa e Karina Paukowski - Educadoras Ambientais

PROGRAMA DE PROTEÇÃO À FLORA - 29/09/2021
Danieli Klein – Engenheira florestal

PROGRAMA DE PROTEÇÃO À FAUNA - 27/10/2021
Bruno Carvalho – Biólogo

PROGRAMA DE PATRIMÔNIO CULTURAL E ARQUEOLÓGICO - 24/11/2021
Rodrigo Vieira - Arqueólogo

As inscrições para cada palestra serão abertas uma semana antes de sua realização.

OBRA - A nova Ponte da Integração, que ligará o Brasil ao Paraguai, ultrapassou a metade da sua execução no mês de abril, com 52% da obra concluída. Construída sobre o Rio Paraná, a ponte ligará a cidade paraguaia de Presidente Franco a Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense. O investimento da obra, realizado por meio da Itaipu Binacional, está previsto em R$ 323 milhões.

O andamento da ponte bem como as ações de gestão ambiental da obra podem ser acompanhados em boletim online publicado mensalmente e disponível para download ou assinatura no portal do DER/PR.