Ponte sobre o Rio Paranapanema em Diamante do Norte terá pare-e-siga 25/04/2025 - 17:04

Operação começa nesta segunda-feira e será mantida até agosto. Medida é necessária para realizar reparos na pista e substituição das juntas de dilatação.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a partir de segunda-feira (28) terá início operação pare-e-siga na ponte sobre o Rio Paranapanema em Diamante do Norte, na região Noroeste, divisa com São Paulo. A estrutura conecta as rodovias PR-182 e SPA-074/613.

A medida é necessária para iniciar os serviços de restauração do tabuleiro, restauração dos berços de apoio das juntas de dilatação e substituição das juntas de dilatação existentes. Estas melhorias são parte de uma obra de reforma e manutenção da ponte, contemplada em um contrato que atende seis obras de arte especiais (OAEs) do Escritório Regional Caiuá da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR.

O investimento é de R$ 6.356.534,63, com cerca de R$ 1,5 milhão somente para a ponte sobre o Rio Paranapanema. Essa obra inclui ainda reparo e recuperação de superfícies avariadas, fissuras e rachaduras nas estruturas de concreto; recomposição de erosão nos aterros de acesso; recuperação dos dispositivos de drenagem na ponte e implantação de novos dispositivos nos acessos e cabeceiras; instalação de defensas metálicas, reparos dos guarda-corpos, sinalização horizontal, sinalização vertical e tachões refletivos; limpeza e pintura da ponte, entre outros.

A ponte tem 484,4 metros de comprimento e 13 metros de largura, com 14,25 metros de altura no seu ponto mais elevado (em relação ao rio).

O pare-e-siga deve ser mantido até o dia 5 de agosto, sendo liberado no período noturno e em outros momentos em que não estiverem sendo realizados os serviços.

Confira neste mapa a localização das seis OAEs atendidas, na aba Escritório Regional Caiuá.

 

GALERIA DE IMAGENS