Trevo Gauchão em Umuarama já tem 68% das obras concluídas 21/09/2022 - 10:02
Obra irá duplicar a PR-323 e implantar dois viadutos para acesso ao perímetro urbano do município.
A duplicação da PR-323, no perímetro urbano de Umuarama, na região Noroeste, já está com 68,2% das obras concluídas. A obra realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) contempla 4,4 quilômetros da rodovia, e vai do Trevo Gauchão até o Trevo de Mariluz, no entroncamento com a PR-468.
Nesta etapa de obras, os serviços estão concentrados na implantação da pista dupla da PR-323, com implementação de dispositivos de drenagem, serviços de terraplenagem e pavimentação do asfalto. As vias marginais e os viadutos já estão praticamente concluídos.
A PR-323 é uma das principais rodovias estaduais do Paraná. A obra é muito aguardada pela população de Umuarama e vai ampliar a capacidade do tráfego para quem chega ao município por Guaíra, vindo do Paraguai e Mato Grosso do Sul ou para quem vem de Maringá e Cianorte. A obra também irá proporcionar mais segurança aos motoristas e moradores facilitando acesso ao centro, ao Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e ao Parque Industrial.
A entrega do Trevo Gauchão está prevista para o final de novembro deste ano. O investimento aplicado pelo Governo do Paraná é de R$ 66.127.806,99, realizado por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na altura do Trevo Gauchão, que dá acesso à Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, está praticamente concluído um novo viaduto com duas alças. Para a construção da obra de arte, a rodovia foi rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens, e fazendo com que as trincheiras de acesso passem por cima da rodovia.
Já no acesso à PR-468 (Mariluz), o outro viaduto irá dar maior mobilidade de retorno para os veículos acessarem o perímetro urbano de Umuarama. Diferente do acesso ao Gauchão, nesse ponto, o chamado km 304, a PR-323 passará por cima da obra da trincheira. As duas alças das obras de artes especiais possuem dimensões similares, com 27,5 metros de comprimento por 15,8 metros de largura.
A rodovia duplicada é composta por duas pistas com 7,20 m de largura (duas faixas de tráfego de 3,60 metros cada), com acostamentos externos de 2,50 metros e acostamentos internos de 0,6 m. As vias marginais irão melhorar o fluxo tanto para quem vai ingressar aos bairros quanto para quem seguir na PR-323.