Umuarama: chegada de peças de bueiro marca nova etapa na recuperação da PR-323 05/02/2024 - 12:08
Equipe já está montando o novo bueiro de arcos metálicos, enquanto DER/PR trabalha na implantação de desvio de tráfego que deve começar a ser usado esta semana. O investimento na obra é de R$ 1.135.768,24, com prazo de execução de 90 dias.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), recebeu neste final de semana as peças do novo bueiro de arcos metálicos, que será executado no km 299 da rodovia PR-323, em Umuarama, na região Noroeste.
A estrutura vai substituir o bueiro demolido pelas fortes chuvas de dezembro passado, que levaram ao colapso do aterro e pista do lado direito da rodovia, além de erosão no aterro do lado esquerdo.
As peças já começaram a ser montadas sobre o novo berço do bueiro, executado na semana passada, quando também foi concretado o piso da boca de saída do bueiro.
O investimento na obra é de R$ 1.135.768,24, com prazo de execução de 90 dias, tendo iniciado em 13 de janeiro.
DESVIO – Ainda na semana passada, o DER/PR começou a trabalhar na implantação de um desvio de tráfego dentro do espaço da faixa de domínio da rodovia, ao lado da pista esquerda. Foi realizada terraplenagem do terreno, bem como a instalação de tubos de concreto para a passagem de água sob este aterro temporário.
Uma vez que o desvio esteja pronto, o tráfego será totalmente encaminhado para este, permitindo a demolição da pista esquerda e seu aterro, medida necessária para substituir o bueiro existente, já comprometido pela ação das chuvas nos últimos meses.
A previsão é de manter o desvio pelo período de 30 dias, iniciando ainda esta semana, para implantação do novo bueiro metálico sob ambas as pistas, recompor o aterro e executar nova pavimentação, voltando a liberar o tráfego sobre a rodovia, com serviços complementares sendo realizados na sequência.
Esse cronograma pode ser alterado conforme as condições climáticas, com chuvas fortes ou duradouras prolongando a duração da obra emergencial.
Anteriormente foi divulgado que a obra estava sendo executada no km 300, mas na verdade o colapso da pista direita da rodovia PR-323 aconteceu no km 299.